sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Yes, nós temos tapioca!


Ontem tive uns aborrecimentos, coisas de família, que me deixaram o dia todo pra baixo. Hoje acordei decidida a ficar superbem e só fazer coisas que me deixassem feliz.
Então pedi para minha mãe fazer um beiju com a farinha de tapioca que encontrei no supermercado aqui em Hong Kong. Tapioca? Em Hong Kong?
Pois é, para mim foi um misto de surpresa e felicidade encontrar aquele pacotinho com o nome tapioca escrito estando tão longe do Brasil e em supermercado a poucas quadras da minha casa.
Na embalagem estava escrito “Product of Thailand”. Como assim? Enquanto eu degustava meu beiju (é assim que a gente chama tapioca no Piauí) quentinho com manteiga derretida essa pegunta não saía da minha cabeça. Como é a tapioca veio parar aqui na Ásia, do outro lado do mundo?
Descobri que o nome Tapioca, que é de origem Tupi mesmo, viajou do Brasil para se referir a preparações similares feitas com outros ingredientes. Na Inglaterra, eles chamam de tapioca um pudim de arroz, que também contém outras raízes, enquanto aqui na Ásia eles utilizam, além da mandioca, a seiva de uma palmeira chamada Sago[1].
Vi também que aqui no Sudeste Asiático eles fazem pudins, sobremesas, drinks, chás e até medicamentos.
A única coisa que eu sei é que o sabor do beiju que minha mãe fez ficou igualzinho ao que eu comia em Teresina. Só faltou a carne de sol.
Na minha pesquisa, até encontrei referências à tapioca tendo origem na América do Norte, fabricada pelos índios da Carolina do Sul e que só depois teria migrado para a América do Sul. Mas eu, particularmente, não acredito. Vocês imaginam aqueles índios de bang-bang fazendo tapioca? Não. Na minha modesta opinião quem inventou a tapioca foram os nossos índios do Brasil e ponto final.
Dúvidas à parte, comer tapioca de manhã foi uma maneira bem gostosa de matar as saudades do Brasil, prinpalmente do Nordeste.
Coisas simples que tocam não apenas o paladar mais o coração da gente.
Beijo com gosto de tapioca pra vocês!
Até a próxima!


[1] Fonte: Wikipédia - http://en.wikipedia.org/wiki/Tapioca

8 comentários:

Anônimo disse...

Menina... acordei agora e deu uma vontade de um cafezinho com beiju... hehehehe

Mas quem disse q na minha cozinha tem tapioca... am? am? am? Putz! Vou de cuscuz mesmo!

"Beijuuu"

Anônimo disse...

Mas olha só que maravilha!
Do outro lado do mundo se toma café com tapioca quentinha derretendo manteiguinha?
Hummmm, boca encheu d'água, sabia?
Imagino como deva ser complicado viver numa cidade como Hong Kong ao mesmo tempo que muito gratificante em termos de aprendizado de nova cultura e valores.
Obrigada por sua visita.
lindos dias,
beijos

Anônimo disse...

Olááá,
Poxa, eu me surpreendi com a distância em que vc se encontra do Brasil! E a tapioca faz toda diferença(rs. Que bacana vc te-la reencontrado aí, o destino quis te presentear!
E, claro, que você pode retornar no Cantarolando sempre que quiser, ja estou te adicionando! Que bom que você gostou do meu canto, pq eu vou querer saber muitas histórias de vcs por aí!
Bj

Thainá Vivas disse...

É!!! Volta sim!!!
Adorei a visita tb.. sempre q der eu passo por aqui, viu? =)
Bjs!!!!

Nina disse...

Gente! Que maneira deliciosa de matar as saudades do Brasil!!

=)

Adorei o blog também, passarei aqui sempre que puder!

Beijos!

=****

Anônimo disse...

Semana linda, flor, beijos

Escrevinhadora disse...

O restaurante da vez aqui em Terê é o Tambo Mambo, onde servem uma variação de tapiocas. Tem até tapioca doce... hummmmm

Bjos, Wal!

Anônimo disse...

olha o beiju! quem quer beiju!
isso é o homem que vende beiju passando na rua, montado numa bicicleta, com um caixote cheinho de beijus hehehehehe

abração, Wal!