quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

So, Merry Christmas!


Eu estava conversando com uma amiga de Teresina pelo messeger e ela me contou que encontrou essa semana um amigo em comum que havia se afastado dela há muito tempo e que, de repente resolveu cumprimentá-la. E essa minha amiga disse para mim, de uma forma até um pouco irônica, “deve ser o espírito de Natal”.
Quando li espírito de Natal a primeira coisa que me veio a cabeça é que esse é o primeiro Natal que eu passo longe do Brasil, não apenas do Brasil mas também de toda aquela significação que o Natal tem para gente. Porque aqui onde eu estou, apesar da decoração belíssima dos shoppings, o Christ de Christmas não tem significado algum. Dia 25 de dezembro é feriado sim (acho que herença da colonização inglesa), mas um feriado como outro qualquer para a maioria dos chineses. Li até que por aqui, para não causar constragimento, melhor falar “Happy Holiday” ou “Season's Greetings” em vez de “Merry Christmas”.
Eu entendo. É outra cultura, outra religião. Mas apesar de entender, eu não deixei de ficar um pouco carente daquele clima de natal que envolve as pessoas aí no Ocidente.
Mesmo sabendo que às vezes, em um ano inteiro, os familiares só reuném mesmo naquele dia, e que nem sempre há sinceridade, etc. Mas, lá no fundo, o Natal mexe com as pessoas e aqula expessão que aparece nos cartões (e que eu sempre achei brega) “Magia do Natal”, existe mesmo. “Magia” essa que eu não percebi muito por aqui.
Porém, não. Eu não vou deixar de ter um bom Natal porque estou vivendo na Ásia, claro. Sem querer usar os clichês de sempre mas já usando, Natal está mesmo no coração da gente.
E para vocês que vão passar o Natal no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, desejo muita paz, muito amor verdadeiro e muitos abraços calorosos não apenas nessa época do ano, mas sempre.
E, se for possível, quando vocês estiverem comendo peru Sadia, farofa de banana, salpicão, salada de bacalhau ou frango assado, favor lembre-se de mim, ou não, mas aproveitem bastante.
Beijo grande para todos e Feliz Natal!

4 comentários:

Anônimo disse...

Mermã, esse é o primeiro Natal q me interessei em enfeitar a casa, pq antes era a casa menos natalina de todos os tempos... rsrsrs... Fui no Mercado (!!!) e comprei tudo rústico: anjo, árvore, caixinha de desejos (siiiim, pq agora vou inventar uma tradição), tudo de palha e buriti. E até q ficou legal, gostei. Deve ser o "espírito do Natal"... rs
Lindo Natal pra vc e sua família linda. Bjão da Danuse e do Anderson.

Wagner Marques disse...

o natal me embriaga e me despe!

gostei daqui!

abraço.

Márcia disse...

Querida, Feliz Natal!!!
Lembrarei de vc quando estiver comendo a ceia natalina, rss
Que seus dias sejam de luz e amor!
beijos

Márcia disse...

FELIZ ANO NOVO!!
Lindos dias, flor
beijos